O que é a Taxa SATI?

Quando contei da nossa primeira experiência, citei que um valor que era relativamente barato, acabou ficando uma fortuna por causa dos valores que não são passados para nós quando visitamos um empreendimento pela primeira vez.

Quando pegamos a relação das taxas, logo fomos atrás de descobrir o que elas eram, pra que elas serviam, e se elas estavam sendo devidamente cobradas. Afinal, dinheiro não cai do céu. E foi assim quando ouvimos pela primeira vez a referência a Taxa SATI.

A Taxa de Serviço de Assessoria Técnica Imobiliária (SATI) vem sido cobrada por várias imobiliárias do país, sendo que essa é uma prática abusiva, que não poderia existir. Ela, explicada pela AMSPA, é:

a cobrança de 0,88% sobre o valor do bem, que as imobiliárias impõem do adquirente do imóvel, alegando custos de assistência jurídica para esclarecimentos, análise econômica, acompanhamento até a assinatura do contrato, entre outros serviços prestados.

Ou seja, as imobiliárias cobram essa taxa por serviços a parte que ela realiza, porém, é obrigação deles oferecer ao comprador a opção de procurar seu próprio advogado, por exemplo. Além disso, é proibido, por lei, fornecer um serviço relacionado a outro.

Muitas pessoas, sem saber, acabam pagando essa taxa (que no nosso caso, foi baixa, de aproximadamente 800 reais). Mas já ouvi pessoas que chegaram a pagar mais de 7 mil reais por esse “serviço”.

taxa_sati_indevida

O Estado de S. Paulo –  15.04.2012 – pág 5 – via www.bfre.com.br

Se você percebeu que acabou pagando a taxa sem saber, pode recorrer na justiça e a imobiliária é obrigada a pagar o dobro do valor recebido.

O que eu recomendo, e que foi recomendado para a gente, é conseguir o contrato antes da data de assinatura, e enviá-lo à um advogado de confiança.

.

.

Nossa Experiência

Logo que ficamos sabendo dessas taxas indevidas, questionamos o nosso corretor sobre a SATI e ele nos respondia “Ainda estamos vendo se a taxa será cobrada..”.  Quando falamos que nosso advogado (ou meu tio M, nesse caso) nos recomendou a não pagar a taxa, ele voltou a dizer a mesma coisa. Depois dos altos rolos (que contamos no outro post citado acima), ele continuava a enrolar a gente, e isso era muito visível.

Nos recomendaram a pagar e pronto, mas não sou dessas que DÁ 800 reais para alguém. O que pensamos era pagar e depois entrar com um processo. Mas atenção: li um caso de um cara que processou a Lopes e no final acabou perdendo, por que a imobiliária faz esse pagamento para outra empresa deles, que é a de assistência jurídica. Ou seja: ainda temos que ficar espertos para não processar a empresa errada 😛

.

Para saber mais:

Imobiliárias cobram taxa de serviço ilegal de assessoria

Conheça as sete taxas abusivas cobradas dos cnsumidores

.

Advertisements

One thought on “O que é a Taxa SATI?

  1. Pingback: O que perguntar na hora de ver um apartamento na planta? | Procura-se Apartamento

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s