Dica de Livro: Casais inteligentes enriquecem juntos

Fazia um tempo que ouvia falar desse livro mas nunca tive certeza de que ele era realmente bom. Um dia, conversando com o G., resolvemos comprar e ver se ele poderia ser útil para nós.

casais_inteligentes_enriquecem_juntos

Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? Para Gustavo Cerbasi, a causa desse desentendimento é a falta de conversa em família sobre dinheiro. Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar… Tem jeito? Sim, é possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento. Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” mostra diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal em construir riqueza.

O livro é bem legal e didático, cheio de exemplos aplicados no dia-a-dia. Eu ainda estou na metade, mas já aprendi bastante coisa, como por exemplo a lógica de se alugar e não comprar, que era um assunto que eu tinha muita dúvida (aprendi na teoria, na prática ainda não discutimos para saber se enquadraria no nosso caso, mas isso é assunto para outro post).

Ele também é legal para quem está começando a juntar dinheiro e não sabe muito bem por onde começar. Eu sempre fui muito controlada, então agora está relativamente fácil, mas sei que muita gente tem dificuldade, e o autor da muitas dicas legais de economias simples no dia-a-dia que fazem a maior diferença no final do mês.

Outra coisa que achei boa: ele cita como é importante o diálogo sobre dinheiro na relação a dois. Nós dois sempre conversamos sobre isso, e o livro mostra como essas conversas sobre finanças pode ajudar o casal, principalmente depois da união. E o livro também é dividido, dando dicas para cada fase da relação (namoro/noivado/casamento..).

O G. já foi atrás de outros livros dele, que dão mais dicas de como aplicar melhor o dinheiro (depois ele conta aqui o que está achando).

Estamos no caminho certo. Ainda bem.

PS: Importante! O filme não tem nada relacionado diretamente com o livro. Ele é só um exemplo prático de como um casal conseguiu perder todo o dinheiro que ganhou, sem ter nenhum planejamento de como melhor utilizá-lo. (ponto bem defendido pelo autor)

Advertisements

2 thoughts on “Dica de Livro: Casais inteligentes enriquecem juntos

  1. Pingback: Dicas para economizar e ter uma vida financeira saudável | Procura-se Apartamento

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s