O que fazer com eletrônicos quebrados e roupas que não servem mais?

Todo mundo tem em casa aquela peça de roupa que comprou e se arrependeu, ou não serve mais, ou aquela impressora quebrada que está encostada no armário. Mas o que fazer com essas coisas?

A gente tem duas opções: 1) doar para alguém (colocar na rua ou no reciclado são opções também) 2) revender

Mas revender algo quebrado vai dar muito trabalho, não vai dar dinheiro…. hum, parcialmente verdade. Se você está duro igual eu, vale a pena fazer um esforço e ir atrás dessa venda. Talvez você consiga mais dinheiro do que imagina.

A roupa eu acho que é o item mais difícil, mas não impossível. Vejam algumas dicas:

 

1) Aquele seu iPod quebrado pode valer algum dinheiro

Isso mesmo. Descobri, quase sem querer, que eletrônicos velhos e até quebrados valem alguma coisa. Seria difícil imaginar se eu não tivesse vendido minha cyber-shot quebrada por 100 reais. Iam me cobrar 150 para arrumar, e eu nem usava. Tinha uma impressora quebrada e faltando cabo. Mais 100 reais. Tela do monitor super boa, mas antiga, que falaram que não valia nada. Mais 150 reais. Notebook que mal ligava, mais 110 reais. Fizeram as contas? Dependendo da quantidade de coisas que vocês tem em casa compensa perder uma tarde de domingo colocando tudo isso a venda.

Para esse tipo de transação acho legal o Mercado Livre, apesar que, às vezes, receber o dinheiro pode ser um pouco complicado e demorado. Mas separem os itens, fotografe-os e cadastrem no ML. Antes de cadastrar, compensa procurar produtos semelhantes e ver por quanto a galera está vendendo e fazer uma média dos preços. Assim você também garante que seu aparelho não está muito acima do valor e garante a venda.

como vender produtos usados

Depois de vendido, é só embrulhar bem e mandar pelo correio. A transação final, até a retirada do dinheiro para a conta, pode demorar um pouco, mas no final tenho certeza que vai valer a pena.

2) Aquela roupa novinha que você se arrependeu de ter comprado pode virar dinheiro novamente

Esta categoria é a mais especial para as mulheres. Toda mulher já comprou algo na empolgação e quando chegou em casa viu que fez uma péssima compra. Por motivos variados, algumas peças novas podem acabar no guarda roupa e você pode achar que jogou dinheiro no lixo. Mas calma, hoje você pode reaver seu dinheiro, ou boa parte dele.

Existem sites como o Enjoei que oferecem uma plataforma legal para a venda de roupas usadas, ou não.

Eu comecei a levar peças no brechó, mas não vale a pena pelo preço pago. De 20 peças que levei uma vez, mais uma bota de couro, ganhei 25 reais. A bota valia no mínimo 70. Acabei lembrando do Enjoei só depois, e me arrependo demais em ter dado essa bota assim.

O site, para quem não conhece, serve, inicialmente, para a venda de roupas usadas/enjoadas. Ele começou assim, e hoje já permite a venda de qualquer coisa, o que tornou o site um pouco chatinho.

Eu tenho algumas coisas que comprei e que hoje acho que não ficam mais legais, e  usei realmente pouco. Já comprei um tênis que usei 3x e encostei, por que meu pé não se adaptou. Acho que consegui reaver 70% do preço. O mesmo com uma sapatilha. Essa, consegui reaver 100%. Já vendi também uma bolsa e até uma blusinha.

O processo é bem demorado. Sua peça pode demorar para vender e o site não facilita muito na hora do pagamento. Geralmente ele acontece depois de 10/15 dias que a pessoa recebe o produto, mas acaba sendo uma alternativa muito boa para recuperar o dinheiro gasto, ou pelo menos boa parte dele.

Da mesma maneira que o Mercado Livre, você precisa fotografar o item e ver a média de preço cobrada pelas outras pessoas, e também pensar em cima do valor que você valor. E ah, diferentemente do ML, o Enjoei cobra uma taxa de 20% em cima da venda, o que chega a ser muito, comparado ao ML.

Mas resumindo, com um pouquinho de paciência é possível reaver o dinheiro nessas duas situações. Pra queme stá querendo economizar todos os centavos possíveis, pode ser uma boa 🙂

3 thoughts on “O que fazer com eletrônicos quebrados e roupas que não servem mais?

    • Sim, eu também gosto de doar, mas to tentando vender as mais novas, coisa que usei pouco. Dai pego esse dinheiro e compro coisas novas sem sentir culpa em comprar hahaha 😛

  1. Ual,adorei seu blog,penso no futuro(talvez ainda um pouco distante)adquirir um apartamento,e vira e meche eu me perguntava o que deveria saber e tal,vc tem ótimas dicas aqui,fico imaginando decorar minha própria casa,deve ser uma delicia *.*
    Adorei essa matéria aqui também, ja passou da hora de esvaziar meu guarda roupa,ver o que vai pro lixo e ver o que quem sabe eu possa receber uma graninha né!
    Parabéns pelo seu blog

Leave a Reply

